Saúde | covid-19 | 07 ago 2020 - 16:38

Famerp inicia testes de vacina chinesa contra a covid-19

De: Redação R11 News
A Faculdade de Medicina de Rio Preto – Famerp iniciou nesta sexta-feira (7) os testes clínicos da Coronavac, vacina contra o novo coronavírus. Os trabalhos estão sendo conduzidos pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac Biotech.
Ao todo, 9 mil voluntários do estado de São Paulo vão participar desta terceira e última fase de testes. Em Rio Preto, os testes estão sendo feitos no Centro de Pesquisas Clínicas da Vila Toninho, coordenado pelo professor Maurício Lacerda Nogueira –  chefe do laboratório de virologia da Famerp -, enquanto o estudo da vacina está sob a coordenação da bióloga Eliane Fávaro.
Os voluntários são profissionais da saúde envolvidos no atendimento a pacientes com Covid-19, que não testaram positivo para a doença e não participaram de outros estudos clínicos com o mesmo produto sob investigação. A pré-seleção foi realizada pelo site do Governo do Estado de São Paulo (https://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/vacina), por meio de um formulário com os critérios de inclusão ou exclusão ao estudo.
Em Rio Preto serão selecionados 400 voluntários. Todos os participantes do estudo serão acompanhados durante um ano por uma equipe multidisciplinar que envolve médicos, enfermeiros e farmacêuticos.