Campanha eleitoral começa de fato nos debates da Band nas grandes cidades
De: luizfernandoO tradicional debate da Band abrirá, novamente, a série de embates na telinha entre candidatos das principais cidades do país. A emissora marcou o debate entre os prefeituráveis de São Paulo para 1º de outubro, às 22h30. Nas demais cidades, as emissoras filiadas devem seguir o mesmo calendário.
No papel, a campanha eleitoral começou no domingo (27), mas para muitos eleitores o pleito só inicia, de fato, no primeiro debate. Por isso o confronto de ideias e propostas proporcionado pela Band é tão importante. Uma participação ruim, um passo em falso, uma frase que vire meme negativo, por exemplo, pode custar pontos valiosos aos candidatos nas pesquisas.

Filiadas seguem o calendário da Band São Paulo
Divisão
Em muitas cidades, o número expressivo de candidatos levou emissoras filiadas à Band a dividir os prefeituráveis em dois grupos. É o caso de Maringá (PR), por exemplo, que terá quatro candidatos no encontro do dia 1º e outros oito no dia seguinte. O terceiro maior colégio eleitoral do Paraná tem número recorde de candidatos.
Água no chope 1
O o prefeito Rafael Greca (DEM) não vai participar do primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura de Curitiba. Uma verdadeira água no chope. A alegação é que Greca não quer se expor ao novo coronavírus. Conta outra. Se ele não fosse candidato à reeleição, se fosse um franco atirador no pleito, se não fosse favorito para avançar ao segundo turno, deixaria de participar?
Globo
Outra água no chope foi a decisão da TV Globo de, por medidas de segurança na pandemia, realizar o debate apenas com os quatro mais bem colocados nas pesquisas (Ibope ou Datafolha), como informa o colunista Mauricio Stycer, do UOL. Muito provavelmente essa decisão inviabilizará o debate da emissora em várias cidades, já que a legislação assegura aos partidos com representação no Congresso Nacional a participação nos debates.
Regras
A campanha eleitoral começou à zero hora de doming (27). Em relação a eleições anteriores, há novidades, como a proibição dos carros de som “avulsos”. Ou seja, essa opção só será permitida em carreatas, passeatas em durante comícios e reuniões. O jornal Estado de Minas publicou matéria interessante, com um compilado das regras (veja aqui).
Ilícitos
Ao que tudo indica, não vão faltar fake news e propaganda irregular no pleito. Para quem vai fazer uma campanha limpa, o ideal é estar preparado para reagir aos ilícitos dos adversários. Uma ótima ferramenta para isso é a Verifact Tecnologia, que já é bem conhecida dos grandes escritórios de advocacia. Com a ferramenta, há economia com as atas notariais dos cartórios.
Arroz
O preço do pacote de arroz segue sendo um prato cheio para os chargistas e autores de memes. Quem não come arroz, claro, não tem motivo para se importar com o preço.
* CAFEINADO é uma coluna assinada pelo jornalista Luiz Fernando Cardoso. É publicada diariamente no blog Café com Jornalista e em sites parceiros, como o R11.