Nutrição, Psicologia, Saúde | #saudepsicologica | 06 dez 2020 - 10:01

NUTRIÇÃO E AS PATOLOGIAS – HEPATOPATIAS

De: Cláudio Marçal

Hepatopatia é o nome dado ao grupo de doenças relacionadas ao Fígado. Por ser um órgão ligado à maioria das reações metabólicas, a Nutrição diante às patologias hepáticas se preocupa diretamente com os nutrientes ofertados ao paciente para que não sobrecarregue a função do Fígado e ao mesmo tempo forneça adequada energia para garantir qualidade de vida.

Dentre as principais doenças do Fígado estão as Hepatites, segundo Martins (2019) é a inflamação do fígado que tem por etiologia a infecção por vírus A, B ou C. Outras causas são toxinas, obstrução das vias hepáticas, parasitas (com a esquistossomose), drogas e inalação de substâncias voláteis.

As Hepatites são classificadas em: “[…] Hepatites Agudas Virais e Hepatites Crônicas – Virais e Não Virais; Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica; Doença Hepática Alcoólica” (PEIXOTO, 2014). 

Profissionais capacitados para abordagem dessas patologias, com o apoio do paciente e família conseguirão bons resultados, seja para recuperação quanto para oferta de uma melhor qualidade de vida.

BIBLIOGRAFIA

MARTINS, T. B. et al. Nutrição Aplicada E Alimentação Saudável. Editora Senac São Paulo – São Paulo/SP, 3ªed. 2019.

PEIXOTO, L. A. AVALIAÇÃO NUTRICIONAL: do diagnóstico à prescrição. A. S. Sistemas – Viçosa/MG. 1ªed. 2014.

By: Cláudio Marçal – Nutricionista
CRN 44309